O que independência financeira significa para você?

Fala IFólogo(a)!

Há alguns dias celebramos um desanimado dia da independência aqui nos EUA (sem fogos de artifício por conta da pandemia). E, como IFólogo aplicado que sou, aproveitei a deixa para levantar uma reflexão em família sobre o significado da independência financeira (IF) em nossas vidas. Desafio você a fazer o mesmo!

A maioria das definições de independência financeira que a gente vê por aí se refere à genérica ideia de “ter suficiente patrimônio e/ou renda passiva (enfim, dinheiro) para cobrir seu custo de vida por toda a eternidade”.

Dinheiro é uma ferramenta poderosa que pode te ajudar a projetar uma vida consistente com os seus valores. Mas ele é apenas isso: uma ferramenta para atingir os seus objetivos pessoais, nunca um “fim em si mesmo”.

Portanto, as perguntas que devemos nos fazer são: quais são as implicações pessoais de não precisar mais vender horas de minha vida para pagar as contas? E por que isso é importante para mim?

Definindo o que independência financeira significa pra você

Antes de mais nada, imagine que você atingiu IF; você tem dinheiro para cobrir suas despesas para o resto de sua vida.

Como você viveria sua vida a partir desse ponto? O que mudaria? Mudaria de cidade/país? Mudaria de trabalho? Começaria um novo negócio? Se aposentaria? Viajaria o mundo? Teria filho(s)? Dedicaria mais tempo à família? Se envolveria com algum projeto voluntário ou social? Mudaria o mundo a partir de sua família e/ou comunidade? A lista de possibilidades é enorme…

Ter respostas bem definidas para esse tipo de pergunta ajuda a conciliar suas inúmeras decisões do dia-a-dia com os seus valores e objetivos de vida de longo prazo.

Ao refletir com a minha esposa sobre o significado de independência financeira para nós, (sem entediá-los com nossos planos específicos) chegamos à conclusão que atingir a independência financeira não significa parar de trabalhar pro resto da vida (não desejaria isso nem para o meu pior inimigo). Mas ter a liberdade de trabalhar no que a gente quiser, quando quiser e onde quiser. IF para nós também significa ter a liberdade de passar “mais tempo de qualidade com família e amigos”. E, como eu sou brasileiro e ela estadunidense, viajar é praticamente uma “necessidade na relação”; IF significa não estar preso a uma cidade/país só por causa do trabalho (liberdade geográfica). Em síntese, IF para nós significa liberdade de tomar decisões baseadas naquilo que é importante para nós, e não na necessidade de “pagar boletos”.

Use o seu significado de independência financeira como sua bússola!

Encontrar o seu propósito e buscá-lo com intencionalidade são “componentes-chave” para atingir a independência financeira e projetar sua vida nos seus termos.

Se você não tiver um “norte” (objetivos bem definidos), vai passar a vida tomando decisões financeiras de forma aleatória, impulsiva e sem foco/direcionamento (como eu fiz nos 30 primeiros anos de minha vida). Se você começou a focar na aquisição de “ativos” com a vaga ideia de ficar rico, mas ainda não definiu muito bem “para que você quer isso”, poupar e investir será uma tarefa difícil e vazia de significado.

Uma vez que eu defini os meus “objetivos específicos”, percebi que ficou muito mais fácil identificar as decisões diárias que vão me aproximar desses objetivos e permanecer motivado a tomá-las. Portanto, eu não estou “me privando das coisas boas da vida”, apenas otimizando minhas escolhas a partir das prioridades que eu estabeleci para mim.

Quando a alguns meses atrás, por exemplo, eu precisei de um carro com urgência para trabalhar em um lugar que era inviável ir de bike ou transporte público, eu poderia ter facilmente financiado um carro novo. Mas, ao analisar a situação com a “bússola IF”, havia apenas uma opção coerente. Visitei algumas garagens e acabei optando pelo meu querido “Matusalém” (um Hyundai Elantra 1999* que custou menos que “9 dias” da nossa renda ativa familiar).

Escolher um carro bem usado, mas totalmente funcional, em vez de um novo, não me trouxe nenhum sentimento de privação ou sacrifício. Pelo contrário, toda vez que Matusalém (“Mat” para os íntimos) me leva para algum lugar, eu fico empolgado com o fato de um carro estar sendo um “parceiro”, e não uma âncora, na minha jornada rumo àquilo que realmente importa para mim!

Mat.

Moral da história

Em suma, gostamos de nos considerar pessoas livres. Mas a verdade é que acabamos fazendo ou deixando de fazer muitas coisas porque precisamos botar comida na mesa todo dia. Por isso a independência financeira pode ser vista como uma verdadeira “alforria moderna”. Cabe a você, portanto, definir o que pretende fazer com esse novo nível de liberdade. Determinar o que IF significa para você vai ajudá-lo a permanecer motivado em sua jornada e focado no seu objetivo real.

Então, o que você pretende fazer quando “vender suas horas por dinheiro” se tornar algo totalmente opcional?

O que IF significa para você?


* Mat tem feito 10 KM/L. Confesso que não está entre as opções de transporte mais econômicas para o longo prazo. Mas, como ele já completou 21 anos, pode “beber com moderação”.


Siga nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade!


Isenção de responsabilidade

O ifologiapop.com disponibiliza gratuitamente informações que o autor acredita serem corretas. Entretanto, em nenhum momento o autor oferece conselho individualizado e as informações disponibilizadas aqui podem não ser adequadas ao seu perfil de investidor. O autor não é um profissional licenciado na área financeira; apenas um estudioso e entusiasta de assuntos relacionados à independência financeira (conheça mais sobre o autor aqui). Caso o leitor necessite assistência especializada sobre qualquer questão legal e/ou financeira, recomenda-se a consulta de um profissional. Esse blog não tem o intuito de servir como base para qualquer decisão financeira. Nenhuma garantia é feita sobre a veracidade das informações aqui contidas. Resultado passado não é garantia de resultado futuro. Portanto, o autor especificamente se isenta de responsabilidade por qualquer consequência direta ou indireta do uso e aplicação de qualquer informação aqui contida.

6 comentários em “O que independência financeira significa para você?”

  1. “IF significa não estar preso a uma cidade/país só por causa do trabalho (liberdade geográfica)”.
    Ifologo, comento aqui 8 meses depois de postado. O que você tem feito em busca desse objetivo?
    É uma provocação do bem, adoraria ler um feedback.
    Abraço

    1. Excelente questionamento AC! Essa é uma coisa que não depende de ser IF para implementar…
      Trabalhar de “home office” foi uma das primeiras ideias que aumentaria nossa flexibilidade nesse sentido. A Sra IFP, por exemplo, já está em casa desde março/2020 e a empresa não tem previsão de voltar, pois estão rendendo mais que antes. Eu, quando desempregado, estava procurando algo remoto (sem sucesso). Acabei abraçando uma oportunidade presencial e não muito interessante em uma universidade, com a ideia de fazer um mestrado de graça (aqui até universidade pública é paga). Enfim, a gente faz planos, mas também temos que jogar com o que a vida nos apresenta né…
      Agora, a ideia que realmente traria uma liberdade geográfica definitiva antes da IF é ter algum negócio online. E esse blog é um primeiro ensaio tosco disso.
      Enfim, eu deveria estar fazendo mais para antecipar esse objetivo, mas é o que tem pra hoje! kkkk
      Obrigado pela provocação do bem!
      Um abraço!

  2. Você escreve muito bem IFólogo, e vai direto na questão! Pelo que vi, já fizeram bastante pela liberdade financeira. Para mim, o tempo livre seria para ler muito, estar mais em contato com a natureza (inclusive cozinhando saudável), tocar piano, refletir e escrever. Atividades bem diferentes do que a maioria gostaria de fazer estando livre, rss. Melhor pra mim que custa menos!

    1. Excelente Dane!
      Como seus planos IF não envolvem projetos “caros”, talvez você tenha uma redução natural do seu custo de vida quando trabalhar se tornar opcional (sem nenhum sofrimento). Trabalhar geralmente tem um custo bem maior do que a gente pensa…
      Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.